Notícias • outubro, 2023
JRC afirma que usar agrovoltaicos em 1% das terras agrícolas da União Europeia poderia resultar em uma capacidade instalada de 944 GW
Se apenas 1% da área agrícola utilizada na União Europeia (157.621 hectares) incorporassem sistemas agrovoltaicos, poderia ser alcançada uma capacidade instalada de até 944 GW, de acordo com um novo estudo publicado pelo Centro Comum de Investigação.
Apesar do otimismo, certos desafios, como a falta de uma definição clara e normas específicas, impedem o sucesso desta tecnologia.
Podiam ser implementados até 944 GW de capacidade instalada de corrente direta se 1% da Área Agrícola Utilizada (UAA) na União Europeia aplicasse sistemas agrovoltaicos - um aumento cinco vezes maior em relação à capacidade total instalada na UE em 2022, conforme uma nova avaliação do Centro Comum de Investigação / Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia.
O relatório "Overview of the Potential and Challenges for Agri-Photovoltaics in the European Union", mostra que os pesquisadores chegaram a essa conclusão, assumindo uma capacidade instalada de 0,6 MW por hectare, considerando a Área Agrícola Utilizada (UAA) total da UE como sendo de 158 milhões de hectares.
Partilha