Devoluções e Garantias
Os produtos comercializados pela Donauer estão garantidos contra defeitos de fabrico pela garantia dos seus fabricantes, podendo o seu prazo de garantia variar, desde que sejam instalados de acordo com as normas em vigor e com as instruções do manual de instalação e utilização. A garantia assegura unicamente a reposição do material sem qualquer responsabilidade acrescida. A garantia não cobre situações onde os materiais apresentem danos por mau manuseamento, desgaste mecânico, utilização danosa dos produtos ou deterioração ocasionada por fatores atmosféricos.
Em caso de defeito de fabrico contacte, preferencialmente, o serviço técnico de pós-venda do fabricante, que poderá agilizar o processo e a troca direta do equipamento. Chamamos a atenção para o facto de alguns fabricantes exigirem o registo do produto no seu website, sendo por vezes mesmo obrigatório para uma extensão de garantia gratuita. Recomendamos a consulta dos termos de garantia e a verificação de necessidade de registo no site de cada fabricante. Existe também a possibilidade de adquirir uma extensão de garantia numa vasta gama de equipamentos. Se quiser saber mais sobre extensões de garantias, consulte-nos.
Existe também a possibilidade de adquirir uma extensão de garantia numa vasta gama de equipamentos. Se quiser saber mais sobre extensões de garantias, consulte-nos.
Na presença de eventual avaria, preencha e envie-nos o formulário “Apoio técncio e deteção de avarias” para aferir e detetar o motivo de erros e avarias. Através do nosso formulário, tentaremos determinar se se trata de um defeito de fabrico do equipamento, ou se eventualmente a falha ou dano terá sido provocado pelo transportador, instalador, utilizador ou outras causas externas.
Para apoio técnico em deteção de erros e avarias ver
Se pretender solicitar um pedido de substituição de produto coberto com garantia devido a um problema detetado em garantia deve seguir o seguinte processo devoluções.
Períodos de garantia*
APSsystems
Períodos de garantia (em anos):
- Microinversores APSystems - base até 2 anos, até 10 anos com registo
- Dispositivos ECU - até 3 anos
- Acessórios APSystems - até 1 ano
SMA
Períodos de garantia (em anos):
Garantia até 5 anos, até 10 anos com registo:
- SMA Sunny island: sixxm-13, sixxh-13
- SMA Sunny boy storage: sbsxx-1vl-10, sbsxx-10
- SMA Sunny boy: sbxx1vl-40, sbxx1av-41
- SMA Sunny tripower: stpxx-3av-40
- SMA Sunny tripower
- SMA Smart energy: stp xxx-3se-4xstorage
Garantia até 2 anos:
- SMA com gateway
- SMA Sunny Home Manager
- SMA DC Combiner
- SMA Energy Meter
- SMA webconnect
- SMA Data Manager M
- Weather station: com-ws-100, com-ws-200
- Outros acessórios SMA
Garantia padrão para todos os outros produtos SMA - até 5 anos
Kaco
Períodos de garantia (em anos):
- Garantia padrão para os inversores KACO Blueplanet – até 5 anos
- Garantia padrão para Unidades KACO de montagem na parede : até 2 anos
- KACO blueplanet gridsave 50.0 TL3-S
- KACO blueplanet gridsave 92.0 TL3-S
- KACO blueplanet 50.0 TL3 RPonly
- Garantia padrão para todos os outros produtos KACO - até 2 anos
Kostal
Períodos de garantia (em anos):
- Garantia padrão para todos os inversores KOSTAL até 20kW- até 2 anos, até 5 anos com registo (até 30.03.22)
- Garantia padrão para todos os inversores KOSTAL Série CI até 2 anos
- Garantia padrão para todos os inversores KOSTAL até 20kW- até 2 anos, até 10 anos com registo (a partir de 01.04.22)
- Garantia padrão para todos os acessórios KOSTAL- até 2 anos
Growatt
Períodos de garantia (em anos):
- Garantia padrão para todos os inversores GROWATT até 20KW - até 10 anos
- Garantia padrão para todos os inversores GROWATT >20KW - 5 anos
- Garantia padrão para todos os outros produtos GROWATT de 1 ou 2 anos
Huawei
Períodos de garantia (em anos):
- Inversores HUAWEI Series SUN2000L1 – até 10 anos
- Inversores HUAWEI Series SUN2000M1 - até 10 anos
- Inversores HUAWEI Series SUN2000 - até 5 anos
- HUAWEI Solar Smart Monitor & Data Logger - até 2 anos
- HUAWEI Smart ACU2000, SACU2000, ACBox2000 - até 2 anos
- HUAWEI Smart PV Optimizer SUN2000P- até 25 anos
Phocos
Períodos de garantia (em anos):
Garantia até 2 anos para os seguintes equipamentos PHOCOS:
- Serie reguladores de Carga PHOCOS “CA” and “CM”
- Serie de frigoríficos/congeladores FR-B
- Serie de inversores PHOCOS “PSW-H” and “PSW-B”
- Garantia padrão para todos os outros equipamentos PHOCOS – até 5 anos
Steca
Períodos de garantia (em anos):
Garantia padrão para todos os equipamentos STECA OFFGRID– até 2 anos
Extensão de garantia até 5 anos para as series de reguladores e inversores OFFGRID
- STECA Solsum
- STECA Solarix (exceto PLI)
- STECA Tarom - STECA Power tarom
- STECA Xtender Garantia padrão para todos os equipamentos STECA PVGRID– até 2 anos
Extensão de garantia até 5 anos para inversores PVGRID (na EU)
JA Solar
Períodos de garantia (em anos):
- Garantia produto padrão para os módulos JASOLAR – até 12 anos
- Garantia rendimento padrão para os módulos JASOLAR - até 25 anos
Meyer Burger
Períodos de garantia (em anos):
- Garantia produto padrão para todos os módulos Meyer Burger- até 12 anos, com registo até 30 anos
- Garantia rendimento padrão para todos os módulos Meyer Burger- até 30 anos
Outback Power
Períodos de garantia (em anos):
- Contra defeitos de material e de fabrico – até 5 anos
- Contra avarias do ventilador para inversores/carregadores e controladores de carga – até 2 anos
- Acessórios – até 2 anos
BYD
Períodos de garantia (em anos):
- Garantia padrão para todos as baterias BYD – até 10 anos
Pylontech
Períodos de garantia (em anos):
- Garantia padrão para todos as baterias PYLONTECH – até 7 anos , 10 anos com registo
Itron
Períodos de garantia (em anos):
Garantia padrão para todos os produtos – até 2 anos
Victron Energy
Períodos de garantia (em anos):
- Baterias de Li-on Victron Energy – até 3 anos
- Outras baterias Victron Energy – até 2 anos
- Qualquer outro produto Victron Energy – até 5 anos
Perguntas Frequentes (FAQs)
Posso exigir a substituição imediata de um equipamento?
Isso dependerá da decisão do fabricante. A garantia é dada pelo fabricante e a Donauer não pode tomar uma decisão sobre este assunto. Existem várias possibilidades:
O fabricante considera que o equipamento tem defeito de fabrico:
- o fabricante substitui por outro igual ou semelhante ou repara
O fabricante considera que o erro ou avaria do equipamento se deve a fatores externos.
- neste caso poderá ser proposto um orçamento para reparação ou, caso isto não seja viável,
- a Donauer poderá propor a aquisição de um novo equipamento com desconto adicional.
Qual o prazo de uma garantia?
Isso dependerá dos termos de garantia do fabricante para o produto em questão. A Donauer presta-se a atuar como intermediário entre o profissional e o fabricante durante os primeiros 3 anos após a aquisição do equipamento.
Quem paga os custos com os transportes ao abrigo da garantia?
Os custos de transporte entre o profissional e a Donauer são pagos pelo cliente. A Donauer assume o custo de transporte para o fabricante, caso seja necessário. Caso a avaria ou dano não seja abrangida pelos termos de garantia, o cliente terá de assumir todos os custos.
É da responsabilidade do cliente e/ou profissional o bom embalamento do produto, de forma a não sofrer danos durante transporte e colocar a garantia em risco. De preferência utilize sempre a embalagem original.